top of page

Sutiã esportivo certo pode aumentar desempenho das mulheres na corrida em 7%

Atualizado: 1 de mai. de 2023

Estudo descobriu que um maior suporte dos seios está associado ao aumento da rigidez da articulação do joelho, alterando a biomecânica da parte inferior do corpo de corredoras


Um sutiã esportivo bem projetado pode aumentar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%
Um sutiã esportivo bem projetado pode aumentar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%

A corrida é uma das formas mais acessíveis de se exercitar. Já foi comprovado que sua prática proporciona uma série de benefícios cardiovasculares e musculoesqueléticos e, como bônus adicional, o aumento da saúde mental. Utilizar equipamentos de boa qualidade, como um par de tênis certo, são vitais para melhorar o desempenho na corrida e reduzir o risco de lesões.


Interessados em saber como um sutiã esportivo bem projetado protege as mulheres de dores nos seios durante atividade física, pesquisadores do Centro de Pesquisa em Biomecânica da Mama da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, comandaram um estudo sobre o tema. Levantamentos mostram que 72% das mulheres sentem dores no seios quando correm, o que pode ser um empecilho na prática do esporte.

Pesquisas anteriores mostraram que o aumento da oferta de sutiãs esportivos de suporte para os seios não apenas influencia o movimento dos seios, mas também pode influenciar positivamente no desempenho da corrida. Maior suporte de mama tem sido associado a menor consumo de oxigênio e melhor amplitude de movimento.


Liderados pelos doutores Douglas Powell e Hailey Fong, os pesquisadores queriam investigar melhor o efeito de um bom sutiã esportivo na biomecânica da corrida.


“A biomecânica subjacente ao melhor desempenho de corrida com maior suporte para os seios não é bem compreendida. Nosso estudo representa uma série de pesquisas sobre o tema do suporte da mama e da biomecânica do corpo inteiro”, explicou Powell. “Queríamos identificar estratégias para reduzir a dor mamária induzida por atividades para mulheres, um grupo que representa aproximadamente 50% da população.”

Biomecânica da corrida

Os pesquisadores analisaram a influência do sutiã na rigidez da articulação do joelho _ medida biomecânica que indica a resistência da articulação ao movimento quando uma força é aplicada _ durante a corrida em esteira. A rigidez da articulação do joelho tem sido associada a menor consumo de oxigênio, melhor desempenho na corrida e lesões relacionadas à corrida.

 

Continua depois do anúncio


 

A pesquisa foi feita com 12 corredoras amadoras, com idades entre 18 e 35 anos. Cada uma usou sutiã de alta sustentação, outro de baixa sustentação, além de correrem de peito nu. Cada participante fez sessões de corrida de três minutos em cada uma das três condições propostas aleatoriamente.


Para coletar os dados, os pesquisadores usaram um sistema de captura de movimento com dez câmeras e uma esteira eletrônica. Os movimentos das participantes foram rastreados usando marcadores retrorrefletores individuais colocados em diferentes partes de seus corpos. Foi usado também o Visual3D para calcular os impactos da articulação do joelho, enquanto um software personalizado estimar a rigidez da articulação do joelho e os deslocamentos da mama durante a fase de apoio da corrida em cada condição experimental.


A importância de um bom suporte


O experimento mostrou que o aumento dos níveis de suporte da mama foi associado a uma maior rigidez da articulação do joelho devido a menores impactos articulares. Em comparação com a condição de controle, as condições de baixo e alto suporte foram associadas a aumentos de 2% e 5% na rigidez da articulação do joelho, respectivamente. No geral, levando em consideração esses resultados e os resultados de pesquisas anteriores de Powell e Fong, um sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%.


“Nos últimos 50 anos, ocorreu uma evolução limitada no design do sutiã. Nossas descobertas mostram que sutiãs esportivos devem ser considerados não apenas como vestuário, mas também como equipamentos esportivos que podem melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões, desempenhando um papel na saúde da mulher”, explica Powell.

Link para o artigo completo

298 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Flavia Pereira
Flavia Pereira
Apr 26, 2023

Se melhora o rendimento não sei, mas melhorar o incômodo durante a corrida por dar mais firmeza, não tenho dúvidas!

Like

Fernanda Reigota
Fernanda Reigota
Apr 26, 2023

Super concordo e fico feliz de falarem sobre isso 👏👏

Like
bottom of page