top of page

Porto Alegre terá mais uma maratona em 2024

Prova será realizada no dia 28 de abril tem New Balance no nome

Ontem, no dia do maratonista, saiu um post no instagram da Run Sports, organizadora de provas de Porto Alegre, em que foi anunciada mais uma maratona na cidade, a ser realizada no dia 28 de abril de 2024, cerca de um mês e meio antes da tradicional Maratona Internacional de Porto Alegre (16 de junho). A prova terá selo New Balance no nome e segue a nomeclatuda adotada em outras provas patrocinada pela marca na América do Sul: NB42K Porto Alegre.


A prova contará com uma premiação de R$ 185 mil reais, percurso 100% plano (ainda não foi divulgado o traçado), transmissão ao vivo pela GZH, e o maior destaque: bônus para o recorde nacional da maratona, ou seja, o melhor tempo de maratona em solo brasileiro, que é 2:11:19 do Vanderlei Cordeiro de Lima, na Maratona de São Paulo 2002 e 2:31:21 de Rumokol Chepkanam (QUE) também na Maratona de São Paulo, só que em 2012. Sim, Eliud Kipchoge fez 2:08:44 na maratona dos Jogos do Rio, mas como não é uma prova regular, não entraria na lista.


É claro que é de se pensar se cabe duas provas de 42 km na capital gaúcha.

Eu, pessoalmente, acho que a NB42k de PoA não vai tirar corredores a tradicional prova de junho, a Internacional de Porto Alegre, segunda maior maratona do Brasil (fica apenas atrás do Rio de Janeiro). O que pode acontecer é muita gente correr os 42 km da NB e fazer a meia da Internacional ou vice-versa. Se a NB42K vai tirar maratonistas de algum lugar, penso que a prova que corre mais risco de ver seus números caírem é a Maratona Internacional de São Paulo, que também acontece em abril, no dia 7, e tem um percurso conhecidamente mais exigente aos maratonistas.


De qualquer forma, de saída, a prova não tem intenção de ser uma gigante: são 7 mil vagas para a prova (2 mil para os 42 km, 2,5 mil para os 21 km e 2,5 mil a serem divididos entre os 5 e 10 km) e penso que só saberemos de a prova causará algum "estrago" na concorrência quando as inscrições forem abertas.


Só lembrando: a Maratona de Porto Alegre deste ano teve pouco mais de 4 mil corredores e a de São Paulo, 3.194, só nos 42 km. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

É lógico que não posso deixar de citar que a New Balance está em um novo momento no Brasil, com o anúncio de uma prova de 7,5 km e 15 km em novembro, o patrocínio de atletas de elite brasileiros, e está para fechar o material esportivo com o São Paulo Futebol Clube. A marca mudou de mãos no início deste ano e agora é distribuída pela gaúcha DASS, concorrente histórica da conterrânea Vulcabrás (Olympíkus, Mizuno e Under Armour). Tanto a Maratona Internacional de São Paulo como a de Porto Alegre são patrocinadas pela Olympíkus. Mas é claro, não estou insinuando nada, ok?


Veja abaixo o post da Run Sports:


3.317 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Jovani Cavagnol
Jovani Cavagnol
Aug 08, 2023

Mais uma opção de prova para nós corredores, que coisa boa :)

Like
bottom of page