top of page

Os tênis da Olympikus e Fila não podem ser usados pela elite na provas

Atualizado: 28 de mai. de 2023

Modelos não constam na lista de tênis autorizados para uso da World Athletics

ATUALIZAÇÃO: No dia 27 de maio, a lista de tênis aprovados pela.World Athletics foi atualizada e estão nela o Corre Grafeno 2, Corre 3, Corre Vento 2 e Corre Trilha, da Olympikus e o Racer Carbon Tri, da Fila.

 

Há pouco mais de 2 meses, o Danilo Balu me ligou perguntando se havia rolado alguma mudança nas regras da World Athletics em relação às regras de uso de tênis em competição. Disse pra ele que desde que os tênis de corrida foram regulamentados pra limitar, de certa forma, a aplicação das placas de carbono e altura de amortecimento, rolaram sim, algumas pequenas mudanças.

A princípio, ele me perguntava de tênis que ainda não haviam sido lançados no mercado e se o atleta podia usá-los em competição. Ele estava se referindo ao Grafeno 2 da Olympikus, que o Giovani dos Santos estava usando em treinamento, mas que a Olympikus havia dito pra ele que ele não poderia usá-los na Maratona do São Paulo 2023 pois o modelo ainda não havia sido lançado.

 

Continua depois do anúncio

 

Respondi que a regra havia realmente mudado nesse sentido e que protópios de tênis em desenvolvimento poderiam ser usados, contanto que fossem submetidos à World Athletics para análise e aprovação, mas eu não sabia se esse era o caso do Grafeno 2.

Falei então que no site da World Athletics tem uma lista em constante atualização com os tênis de corrida e protótipos autorizados para uso em provas (todos os links e instruções de como baixar os PDFs das regras e listagem estão no final deste post)

Fui lá e puxei a listagem e me supreendi por não ter nenhum tênis da Olympikus lá. Nem Corre 1, nem Corre 2, nem Corre 3, nem Grafeno, nem Corre Vento.

Lista da World Athletics não tem nenhum tênis da Olympíkus

Daí pensei comigo mesmo: "Como é que o Grafeno foi usado por atletas de elite na Maratona de São Paulo e outras provas no ano passado sem o tênis estar nessa lista? Como usaram o Corre 3 na Maratona de São Paulo deste ano sem ele estar lá?"

Eu fiz esse questionamento para a marca e recebi a seguinte resposta, através da assessoria de imprensa

"Olá Sérgio, tudo bem?

Como você tem acompanhado nestes últimos anos, temos evoluído muito na construção de novas tecnologias, buscando entregar produtos de corrida que sejam acessíveis para o maior número de brasileiros. Mais do que tornar tecnologia acessível, toda essa evolução nos permitiu também a construção, desde 2022, de um trabalho junto a atletas de elite, trazendo a presença da marca nas principais provas do país.

Dentro desse contexto entendemos seu questionamento em relação aos nossos tênis aparecendo com destaque em pódios dentro dessas competições.

 

Continua depois do anúncio

 

Como consta no artigo 5º do LIVRO DE REGRAS C 2.1A do Regulamento de calçados esportivos (em vigor a partir de 01 de janeiro de 2022) da WA, qualquer tênis utilizado por um atleta de elite em uma corrida não necessariamente precisa estar cadastrado na lista da WA, precisa apenas e tão somente se enquadrar nas características técnicas previstas na lista, que está ligada diretamente à espessura do solado.

Para um atleta de elite correr em uma prova certificada WA ou provas internacionais certificadas pela Confederação Brasileira de Atletismo, o atleta ao entrar na área de largada, passa pela verificação do calçado através de um árbitro nomeado pela CBAT ou pelo delegado técnico, que faz a verificação da altura dos calçados e liberam ou não os tênis dos atletas para corrida. E, em todos esses casos, nossos tênis Corre Grafeno e Corre 3 foram rigorosamente e oficialmente liberados pelos árbitros locais, que possuem certificação para esse tipo de análise.

Todos os resultados são homologados pelas federações oficiais e pela WA.

Em paralelo, compartilhamos com você, que a Olympikus tem trabalhado junto a WA na requisição formal e processo de inclusão de seus calçados na lista de produtos credenciados. Em breve teremos novidades.

Esperamos ter esclarecido sua dúvida, mas qualquer coisa, nos avisa.

Abraços, e obrigado pela parceira de sempre.

Time Olympikus"

A afirmação do que consta no artigo 5º do Livro C 2.1A do Regulamento de calçados esportivos (em vigor a partir de 01 de janeiro de 2022) da WA, não está correta.

A Olympikus afirmou que lá estaria dito que "qualquer tênis utilizado por um atleta de elite em uma corrida não necessariamente precisa estar cadastrado na lista da WA, precisa apenas e tão somente se enquadrar nas características técnicas previstas na lista, que está ligada diretamente à espessura do solado", correto?

 

Continua depois do anúncio

 

O que está realmente escrito no artigo 5º?

"5º Tênis existentes.

5.1 A não ser que requisitado pelo CEO ou alguém nomeado por ele, um tênis existente não precisa ser submetido à WA para aprovação através dessa regulamentação e ser aprovado pela World Atheltics"

O que seria um "tênis existente", de acordo com a World Athletics?

" 'Tênis existente' é um tênis que foi aprovado pelo CEO ou alguém nomeado por ele através da Regra 5, a regulamentação vigente antes de 1º de janeiro de 2016 e que estava de acordo com os requisitos dessa regulamentação a não ser que tenha sido especificada de outra forma por essas regulamentações ou pelo CEO ou alguém nomeado por ele."

Definição do que é um "Existing Shoe" para a World Athletics

Portanto, tênis existente é um tênis que já existia antes de 2016 e que atendia a Regra 5, que regulamentava os tênis de corrida naquela época. O tênis da Olympikus, na verdade, se enquadram no artigo 6º do Livro C 2.1a, e não o 5º.

O que diz o artigo 6º?

"6º TENIS NOVOS

6.1 Todos os tênis novos, antes de serem usados pela primeira vez por um atleta em uma competição, devem ser aprovados pela World Athletics de acordo com o processo determinado no Apendice 1"

Artigo 6º do Livro C 2.1a da World Athletics

Qual é o processo do Apêndice 1? Explica como descrever o modelo, marca, dados como altura de amortecimento, se é um tênis novo, etc. A entidade se compromete a terminar a análise até 30 dias depois do recebimento do tênis e a adição ou não do tênis na listagem.

Então é o seguinte: não tem nenhum tênis da Olympkis na lista de tênis autorizados para uso da World Athletics. Tem modelos da Fila, por lá, Sérgio? Tem. Só o protótipo do Racer Carbon 2. A primeira edição do Racer Carbon, que também foi usado em competições a torto de direito por atletas de elite pelo país, também não está lá. Também não tem nenhum KR3, KR4, KR5 ou KR6 por lá.

O único modelo da Fila que consta na lista é o protótipo do Racer Carbon 2

Então minha gente, temos um problema aqui. As marcas não submeteram os tênis à World Athletics e os árbitros da CBAt tomara a liberdade de analisar e aprovar os tênis, algo que não cabe a eles, de acordo com as regras.

Veja bem. A WA deixa claro que tênis que não estão na lista não podem ser usados. Não importa se eles estão de acordo com as regras, eles tem que constar da lista.

Ah, não tava na lista mas o árbitro checou a altura do tênis e deixou usar. Não cabe ao árbitro fazer isso. Imagine se tem 50 atletas de elite na prova, vc não pode atrasar o processo da câmara de chamada. Pra isso, temos a listagem. É simples.

Está determinado pela WA que um dos árbitros deve ser o "verificador de tênis"

Nas perguntas e respostas sobre a listagem é dito que o papel do verificador deve ser de apenas checar se o tênis do atleta que irá competir na elite está na listagem ou não. Não está, não pode usar.

 

Continua depois do anúncio

 

Também tem lá o que deve ser feito se o atleta estiver com um tenis que não estiver na lista. Nesse caso, o verificador deve preencher uma ficha com o tênis, o sujeito corre, o tênis deverá ser retido e enviado para a World Athletics para verificação, o tempo e colocação do altleta ficarão pendentes até que o resultado da análise saia e isso deverá ser explicado ao atleta.


O competidor pode até ganhar a prova usando um tênis não aprovado, mas o árbitro tem que documentar, reter o tênis, enviar para para a WA e o resultado da prova fica pendente, premiação idem.

Explicações da World Athletics em relação ao papel do "verificador de tênis" aos organizadores de provas

No entanto, está claro que esse procedimento não foi seguido, pois, de novo, tênis da Olympikus foram usados nas vitórias da Maratona de São Paulo 2022 e os tênis não estão na lista de tênis aprovados até hoje, mais de um ano depois do ocorrido. O Corre 3 tem a mesma questão na Maratona de São Paulo deste. A vitória da Marlei Willers, na Maratona de Curitiba usando um Racer Carbon, da Fila, é o mesmo caso.

Mas agora, Inês está morta - os resultados foram homologados. Porém, eu te digo o seguinte: se algum atleta de elite ou seu treinador estivessem bem informados a respeito das regras dos tênis, eles poderiam ter feito um protesto e os atletas que estavam usando tênis que não estão na lista da WA poderiam ser todos desclassificados, a não que o arbitro tivesse fichado os tênis, fizesse a retenção dos mesmos e posterior envio para WA para aprovação. O protesto é um direito dos atletas.

Eu, pessoalmente, não acho que os atletas que correram com tênis que não constam da listagem tenham agido de má fé. A maioria deles usam o tênis que a marca que dá apoio ou patrocínio manda para eles. E é claro que o atleta pensa que a marca está de acordo com as regras.

Nenhum dos tênis da Olympikus ou da Fila que não estão na listagem ferem o regulamento com altura de amortecimento maior do que 40 mm ou placas de carbono em forma de sanduíche. O que faltou para as marcas foi ter feito um processo super simples de enviar os tênis para aprovação da World Athletics.

E tem mais, ter esse selo de tênis aprovado pela WA serviria até como uma espécie de trofeú para eles. "Olha só, nosso tênis está de acordo com a entidade que rege o atletismo internacional". O melhor exemplo que eu posso dar é que todos os tênis chineses que já foram citados do Corrida no Ar, como Xtep, Li-Ning, Qiaodan, constam na lista da WA.

Eu vejo essa situação como um desconhecimento da simplicidade do processo de autorização para entrar na listagem por parte da Olympikus e Fila ou a falta de alguém na marca que pudesse orientá-los em relação a esses procedimentos, até porque eles sabem do limite de altura de amortecimento e a regra das placas.

 

Continua depois do anúncio

 

Agora, em relação a CBAt, não entendo o que aconteceu com os árbitros com a função de verificar os calçados, pois a regra é cristalina. Se não está na listagem, não pode usar. Se for usar, o modelo precisa ser fichado, tem que ser retido e autorizado posteriormente e, enquanto isso não acontece, o resultado do atleta fica pendente.

Então o que eu acho que deve ser feito, se eu pudesse dar a minha sugestão?

Olympikus e Fila precisam correr com isso, porque agora muita gente vai procurar os tênis das duas marcas na listagem de tênis aprovados. Eles precisam tornar isso mais um dos procedimentos quando estão produzindo um novo modelo de tênis.

Já a CBAt precisa rever a questão da arbitragem de provas para reforçar o que está na regra, porque ela é clara.

Nós consultamos CBAt em relação a isso e estamos no aguardo da resposta deles.

 

COMO BAIXAR OS PDF COM REGULAMENTOS, REGRAS E LISTAGEM DE TÊNIS DA WORLD ATHLETICS


Lista atualizada dos tênis autorizados para uso (atualizada constantemente)

Vá em Manuals & Guidelines > World Athletics Approved Shoe List


Perguntas e Respostas do Regulamento de Tênis esportivos

Vá em Manuals & Guidelines > Athletic shoe regulations frequently asked questions


Regulamento de tênis esportivo (a partir de 1º de janeiro de 2022)

Vá em Book of Rules > Book C: Competition - C2.1A – Athletics Shoe Regulations (effective from 01 January 2022)

Posts recentes

Ver tudo

3件のコメント


Rafael Krub
Rafael Krub
4月28日

Bom dia, isso se refere somente aos tenis com placas de carbono né? Pois posso continuar correndo com o Nike zoom que nao tem placa tranquilamente, ou vao obrigar a todos usarem tênis com placa.

いいね!

A partir de hoje os tênis da Olympikus já podem ser usados. Acabaram de ser aprovados. 😉🏃

いいね!
Sergio Rocha
Sergio Rocha
2023年5月27日
返信先

Tá aqui - https://www.corridanoar.com.br/post/tênis-da-olympikus-apareceram-na-lista-atualizada-de-tênis-aprovados-pela-world-athletics

いいね!
bottom of page