top of page

Morre Kelvin Kiptum, o atleta que passou com um furacão pela maratona, aos 24 anos

Atualizado: 13 de fev.

O queniano era o atual recordista mundial da maratona e foi vitima de um acidente de carro. Seu treinador, que o acompanhava, também faleceu.


Kelvin Kiptum faleceu em 2024

(atualização às 21:12, 11/2) Foi confirmada, hoje, dia 11 de fevereiro, a morte do queniano Kelvin Kiptum, atual recordista mundial da maratona. De acordo com as informações que estão chegando, tanto Kiptum como seu treinador, Garvais Hakizimana, de Ruanda, teriam morrido em decorrência de um acidente com o carro que estavam, quando este bateu em uma árvore em uma estrada na volta de Iten, após um treinamento. Havia uma mulher no carro, que sofreu ferimentos e está sendo atendida em um hospital de Eldoret. A policia vai investigar o acidente, que aconteceu às 23 horas do domingo..


Kelvin Kiptum surgiu com um furacão na maratona ao vencer a sua primeira prova de 42 km em Valência 2022 com o resultado espantoso de 2:01:53 (quarto melhor tempo da história). Em 2023 ele bateu o recorde do percurso da Maratona de Londres, em abril, com 2:01:25 (segundo melhor tempo) para depois em Chicago, em outubro, bater o recorde mundial dos 42.195 m com 2:00:35, e se tornar o único homem a correr uma prova oficial abaixo de 2:01.


Kiptum havia se programado para tentar também ser o primeiro homem a quebrar a barreira das 2 horas em prova oficial na Maratona de Roterdã, em 14 de abril, e, também tinha a intenção de tentar o lugar mais alto do pódio na maratona dos Jogos de Paris.

Um fato inédito na carreira de maratonista de Kiptum é o fato das três provas que ele correu e venceu, o fez em split negativo, ou seja, fez a segunda parte mais rápido que a primeira, algo muito raro de se ver com tanta regularidade.


Kiptum, que tinha um estilo de corrida agressivo, já me lembrava muito Samuel Wanjiru, outro queniano promissor que nos deixou precocemente e, assim como Kelvin, tinha apenas 24 anos quando nos deixou.


Que grande perda para o mundo do atletismo.

3.209 visualizações4 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page