top of page

Maratona de Sydney será a nova major? Tudo indica que sim

A WMM, ou World Marathon Majors, anunciou que a Maratona de Sydney deverá ser nova prova a ser adicionado ao seleto grupo formado por seis das maiores provas de 42 km do mundo.
Maratona de Sydney deve se tornar major em 2025
A chegada em frente à Opera House é um dos destaques do percurso

Em comunicado oficial em seu site, a entidade informou que a Maratona de Sydney foi aprovada na primeira fase de avaliação em 2023 para que ela se torne uma major e que, se passar pela segunda fase na edição de 2024, ela fará parte do grupo em 2025.


Também foi esclarecido que a Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul e a Maratona de Chengdu, na China, foram avaliadas pelo segundo ano consecutivo, mas que, apesar de terem mostrado grande evolução, ainda não foram aprovadas para passar para o segundo estágio.


Acho que é a primeira vez que a WMM deixa claro como é processo de avaliação das provas, já que é sabido há anos que Chengdu é candidata. Ao menos agora sabemos que ele é feito de duas fases mas, mesmo assim, não há detalhes de quais seriam os pontos exatos de avaliação que são levados em consideração.


Outra assunto importante e que é bom que seja dito, é que a mandala clássica, que inclui as maratonas de Tóquio, Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York, continuará sendo oferecida mesmo com a adição de novas provas, graças à pedidos dos corredores que estão no caminho de conquistá-la. O prêmio, ou medalha especial com a adição de novas majors ainda será criado.


A Maratona de Sydney 2024 também será palco do Mundial de Faixa Etária promovido pela Abbott, que este ano foi realizado na Maratona de Chicago 2023. Alías, a Maratona de Sydney já havia informado que caso ela se torne major em 2025, todos aqueles que correram a prova em 2023 e 2024 já terão direito a medalha que ainda a ser criada.


322 visualizações0 comentário
bottom of page