Queniano falou sobre correr Berlim pela sexta vez para jornalistas e alfinetou Kelvin Kiptum
Eliud Kipchoge deu uma entrevista para um número limitado de jornalistas após o anúncio de que ele iria correr a Maratona de Berlim novamente este ano. Eu não participei dessa entrevista, mas o jornalista Jonathan Gault, do site Letsrun publicou grande parte dela e aqui, fiz uma tradução livre dos principais pontos.
Para quem não lembra, Kipchoge já venceu a prova quatro vezes e em duas delas, bateu o recorde mundial, sendo o último, no ano passado, quando venceu com 2:01:09. Ele fala sobre o que aconteceu em Boston, explica o porquê de voltar a Berlim, dá uma alfinetada em Kelvin Kiptum, diz que ainda quer vencer todas as majors e que pensa em fazer três maratonas por ano para correr em lugares diferentes.
SOBRE BOSTON
“Você não tem controle sobre o aconteceu no passado mas você pode controlar o que você tem nas mãos e se planejar para o futuro.”
“Eu não tenho controle sobre o que aconteceu em abril, em Boston. Não adianta ficar remoendo. Eu posso controlar o que está acontecendo agora e me preparar para Berlim”
“Aquilo (o problema na perna) foi realmente um problema e eu estou totalmente bem em relação a isso, estou treinando bem, estou com boa saúde.
SOBRE TENTAR O TERCEIRO OURO OLÍMPICO EM PARIS
Eu seria o primeiro homem a ganhar três vezes seguidas os Jogos. Eu realmente quero fazer isso. Seria realmente histórico.
Continua depois do anúncio
SOBRE VOLTAR A BERLIM
“A boa organização e o calendário é o que faz Berlim uma boa prova para me preparar para o ano que vem. Eu acredito que com essa data, setembro, dá tempo bom para correr Berlim, voltar, começar de novo e ter tempo o suficiente para treinar.”
“Em Berlim me sinto em casa. Irei lá pela sexta vez. Eu acho que as ruas de Berlim me amam e por isso eu vou voltar. No mais, acaba sendo preparação para Paris no ano que vem e pecebi que se tem uma prova em que eu posso voltar ao Quênia e preparar para uma boa prova, essa prova é Berlim.”
SOBRE KELVIN KIPTUN
“Kelvin Kiptum tem o poder fazer o que ele quiser. Eu já fiz o suficiente. Eu acredito que o que eu fiz no mundo será respeitado. De qualquer forma, eu desejo tudo de bom para ele. Mas eu pretendo fazer uma corrida boa e bonita em Berlim. Eu quero aproveitar a minha sexta vez. Eu quero fazer uma boa prova e cruzar a linha de chegada celebrando."
"Eu não tenho pressa de nada porque eu sou a pessoa que correu abaixo de 2 horas. Se Kiptun correr abaixo de duas horas, ele será o segundo a fazer isso. Eu fui o primeiro, então não estou preocupado com isso.”
SOBRE VENCER AS SEIS MAJORS
“As seis majors ainda estão na minha lista. Eu decidi voltar para Berlim porque eu tenho uma grande tarefa no ano que vem, mas elas ainda estão na minha cabeça e eu ainda quero completar as seis. Ainda quero vencer todas e escrever o meu nome nas seis delas.”
Continua depois do anúncio
SOBRE TIRAR O PÉ
“Eu não vou tirar o pé e correr apenas uma maratona por ano. Eu estou considerando correr três no futuro porque eu gostaria de diversificar e correr em outros países, outras grandes cidades, vender o mundo do esporte, vender o nosso esporte e pedir para as pessoas me ajudarem a fazer o nosso mundo, o mundo da corrida. Então eu penso que, no futuro, devo adicionar mais uma maratona para correr três ao ano.”
Comments