top of page

Estimados ciclistas...

Nós, corredores, precisamos, por via de regra, correr contra o fluxo de carros e bikes, por questão de segurança. Precisamos ver com os olhos o movimento de automóveis e ciclos em geral, para que possamos ter alguma chance de reagir caso aconteça uma situação que nos coloque em risco. Se corrermos no fluxo, podemos ser atropelados pelas costas sem sequer ter a chance de saber o que aconteceu com a gente.

Só que mesmo correndo na mão ou contramão da via, eu estou cansado de tomar "fina" de alguns ciclistas. E isso é algo que tenho muita dificuldade de entender, exatamente porque o mesmo ciclista que passa a 30 cm de mim quando estou correndo em uma estrada de terra deserta é o mesmo que xinga o motorista de carro que passou por ele com a mesma distância de 30 cm momentos depois.

Há uns dias eu tive um problema com um ciclista em uma estrada tranquila em que corro regulamente em Jundiaí. Eu corria pela contramão da via. O ciclista vinha em uma velocidade que estimo ser ali, por volta de uns 40 a 45 km/h, pois era uma bela descida. Não havia nenhum movimento de carros por perto, mas, mesmo assim, ele veio na minha direção - e olha que eu estava praticamente colado à calçada. Quando ele chegou perto de mim, eu levei o meu tronco para a esquerda e levantei o cotovelo direito para me proteger e houve um pequeno encontro com o braço dele. Foi coisa pequena, tanto que ele seguiu em frente como se nada tivesse acontecido.


Eu parei de correr. Virei para trás e gritei "Não tinha espaço suficiente pra você passar por mim, não?". Ele parou e voltou para tirar satisfação comigo - acho que ele queria ter alguma razão naquela situação surreal. A impressão que eu tinha era que ele não queria que eu estivesse correndo ali, meio que jogou a bike pra cima de mim. A mesma situação que vocês, ciclistas, pensam daqueles motoristas que tentam jogar vocês, ciclistas, para fora da via. Algo rotineiro, né?
 

Continua depois do anúncio

 

Claro que essas situações não são a regra. O lugar em que faço meus treinos, por ser em um terreno basicamente de estrada de terra, com muitos sobes e desces, rola muita cortesia entre ciclistas e eu. Há muitos "bom dia" e brincadeira com a inclinação das subidas, mas as "finas" não são raras, assim como acontecem com bikes e carros.

Eu tenho vários amigos ciclistas, entre eles, triatletas e ironmans. Respeito muito o esporte e reconheço que também tira muita gente do sedentarismo, assim como a corrida, além daqueles que usam a bike diariamente como meio de transporte, o que acho o máximo.

Você, ciclista, quando coloca a bike na rua, sempre sabe que vai correr risco pedalando pois sabemos que o trânsito brasileiro é o que mais mata gente no mundo, incluindo aí, bikers. Eu mesmo já perdi um grande amigo ciclista ao ser atropelado por um motorista bêbado.

Por aqui, sempre apoiei a iniciativa de que o motorista deve passar a 1 metro e meio de vocês para dar segurança e protegê-los - eu sempre tomo esse cuidado quando eu estou na direção. Aliás, para quem não sabe, isso faz parte do Código Brasileiro de Trânsito no seu artigo 201, mas que vemos ser repetidas vezes desrespeitado no dia a dia, com ciclistas sendo vítimas de carros, ônibus e caminhões tirando "fina", derrubando e por vezes passando por cima, machucando ou mesmo os matando. É terrível a atitude de vários motoristas em relação a vocês. Sei das dúvidas que vocês passam quando botam a bike no asfalto: "Será que eu vou voltar pra casa inteiro no final do dia?"

 

Continua depois do anúncio

 
Dito isso, eu queria dizer que não entendo por que alguns de vocês não respeitam corredores e caminhantes. Não estou falando dos corredores que usam ciclovias - até porque isso é errado. Ciclovia é lugar de ciclos, não de gente correndo ou caminhando - a não ser que esta seja sinalizada como compartilhada.

O que eu queria pedir para vocês, que usam a bicicleta para treinar ou para transporte diário, é que tenham a mesma consciência que pedem aos motoristas de carro, ônibus e caminhões. Se eles precisam passar a 1,5 m de vocês para os proteger, façam o mesmo conosco, corredores, para nos proteger também.

Pratiquem o que vocês pregam.



Acompanhe o Podcast Café & Corrida

720 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


gostei do post, exceto pela frase que abre: qual é a regra que orienta correr na contramão? Não encontrei isso no CTB ou outra norma de trânsito. de restante, o autor acaba descrevendo o ciclista "motorista de selim / ciclovia", que sobe na magrela, mas não sai de dentro do carro no comportamento, reproduzindo má conduta com os pedestres pelo caminho.

Like

Infelizmente ainda vemos isso, ainda bem que não é regra, prefiro acreditar que são poucos (visto que já passei por isso, mas mais vezes por causa de motos do que por bikes)

Like
bottom of page