top of page

CBAt convoca atletas para o Mundial de Cross Country na Austrália

Por Iúri Totti - Maria Lucineida da Silva Moreira, do Projeto Atletismo Campeão-PE, Fábio Jesus Correia, do São Paulo/Kiatleta-SP, e Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR) foram convocados, nesta quinta-feira (26/1) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para a disputa do Campeonato Mundial de Cross Country. A competição vai acontecer em Bathurst, na Austrália, no dia 18 de fevereiro.

Maria Lucineida e Fábio Jesus vão competir nos 10 km, enquanto Gabriela, da categoria Sub-20, vai disputar os 6 km.

Os três foram campeões no Sul-Americano da modalidade, realizado no domingo (22/1) no Parque Ecológico Jardim Esperança, em Poços de Caldas (MG). Eles terão suas viagens e hospedagens na Austrália bancadas pela World Athletics.


Fábio _ brasileiro mais bem colocado na São Silvestre, quando ficou em quarto lugar, (4º), no dia 31 de dezembro, em São Paulo, e na Corrida de Reis, que terminou em terceiro, no dia 15 de janeiro, entre Várzea Grande e Cuiabá (MT) _, vibrou com o seu primeiro título de campeão sul-americano de cross.


“Estou muito feliz por ser convocado para o Mundial. Esse era o meu grande objetivo no início da temporada”, disse ele após a vitória no Sul-Americano, que liderou de ponta a ponta as cinco voltas no percurso de grama de 2km.


As próximas metas deste baiano e 23 anos é buscar índice para os 10.000m no Mundial de Budapeste, na Hungria, em agosto, e assegurar uma vaga nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, em outubro/novembro.


No Sul-Amerticano do último domingo, Fábio venceu em 33m42s, seguido pelo chileno Diego Uribe, com 34m05s, e do colombiano Franklin Reney Tellez Rodriguez, com 34m12s.


Maria Lucineida também comemorou muito o alto do pódio no Sul-Americano e a vaga no Mundial. “Tudo que está acontecendo comigo é por graças de Deus. Depois do cross vou focar nos 5.000m e nos 10.000m em pista, pensando no Mundial de Budapeste, no Sul-Americano de São Paulo e nos Jogos Pan-Americanos de Santiago”, afirmou a paraibana, de 21 anos.


Bicampeã do Sul-Americano _ ela foi campeã também em 2022 em Serra (ES) _, Maria foi campeão após fechar o percurso em 39m30s. A segunda colocada foi a colombiana Laura Gerardin Cusaria, com 40m05s, seguida de Jéssica Ladeira Soares (FECAM/ASSERCAM-PR), com 40m09s.




14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page