top of page

A largada da Maratona e da Meia de Buenos Aires vai mudar de lugar? Claro que não

Atualizado: 6 de mai. de 2023

Consultamos nossos passarinhos portenhos e a informação foi confirmada


Na quarta-feira à noite, aconteceu um evento em São Paulo para incentivar o turismo esportivo de brasileiros na Argentina e foram convidas pessoas ligadas ao turismo, como agências e operadoras. Entre os convidados estavam lá o Mayco, do Canal Corredores e o Marcão, do Mania de Corrida.


Um dos vice-diretores da Fundação Ñandu, a entidade que organiza a Maratona e a Meia de Buenos Aires, tomou o microfone e falou dos números da prova, da quantidade de brasileiros que participam todos os anos e deu algumas informações sobre a competição deste ano (informação que me chegou posteriormente ao vídeo que fiz ontem a respeito deste assunto).

 

Continua depois do anúncio


 

Entre elas, de acordo com o Mayco, que fez uma série de stories no Instagram diretamente no evento (pode ser visto na segunda edição do Café & Corrida da quinta-feira - trecho abaixo), duas mudanças acontecerão. A primeira é que tanto o percurso da meia como da maratona, não irão mais passar pela Autopista, um trecho de quase 5 km em leve inclinação, em que tem até pedágio.


A segunda coisa que ele disse, é que a largada e chegada da prova sairiam do distrito de Palermo e que as pessoas precisariam ficar atentas ao site da organização, se informar, ficar atento a reserva do hotel ou AirBnB, etc. Foi na comunidade do Whatsapp do Corrida no Ar que recebi a pergunta se eu sabia da mudança em Buenos Aires e por isso foi apurar o que havia acontecido.



Quem me conhece, sabe que tenho muita ligação com a Argentina e tenho amigos jornalistas especializados em corrida. Então acionei meus passarinhos argentinos para comprovar a informação dada no evento em São Paulo, já que essas novas informações não constavam do site oficial.

 

Continua depois do anúncio


 

De acordo com as minhas fontes, sim, é verdade que a Autopista irá sair do percurso das duas provas, 21 km e 42 km. O primeiro impacto disso será que quem correr a prova não vai ficar mais 5 km sem hidratação, já que não se colocava postos na pista por dificuldade logística. E segundo impacto é que a prova ficará mais rápida e mais plana ficando ainda melhor para bons resultados, algo que já era uma das maiores características da meia e maratona.


Agora sobre a largada e chegada sair de Palermo, foi me dito que não há a menor possibilidade disso acontecer. Se houver alguma mudança ela apenas acontecerá porque o percurso terá que ser aferido novamente e pode ser que o pórtico vá alguns metros para a frente ou para trás de onde ele têm sido colocado nos últimos anos.

Além do mais, não faz o menor sentido sair dos bosques de Palermo. O local deve ser praticamente o único por lá em que pode-se reunir a quantidade enorme de corredores e corredoras na largada, chegada, dispersão, pós-prova e é o local que viu a prova crescer de forma sustentável ano após ano. Lembro vocês que, tanto a Maratona como a Meia de Buenos Aires, são as maiores provas em suas distâncias na América do Sul. Só a meia, por exemplo, costuma reunir quase 20 mil corredores anualmente.


Então se você fez alguma reserva de hotel ou AirBnb alí na região de Belgrano, bem próximo da prova, fique tranquilo ou tranquila. A largada e chegada não devem sair da região nem este ano e nem nos próximos.

995 visualizações8 comentários

Posts recentes

Ver tudo

8 Comments


Marco Hits Alves
Marco Hits Alves
Jun 14, 2023

https://www.instagram.com/p/CtNIZDOIZF8/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Like

Marco Hits Alves
Marco Hits Alves
Jun 14, 2023

Fala Sergio... Dessa vez o tiro saiu pela culatra... Mudaram a largada...

Like

Sergio, já foi confirmada a saída da autopista então? Tinha entendido do POGRAMA que ainda estava a confirmar, mas que era o objetivo

Like

Sérgio, vc chegou a checar quem estava nesse evento em que os dois canais estiveram presentes e quem que deu a notícia? Pq uma das info foi confirmada, né... Seria bacana entender pra não gerar (mais) confusão... Obrigada.

Like
Sergio Rocha
Sergio Rocha
May 05, 2023
Replying to

Chequei com mais pessoas que estavam no evento, fontes argentinas e assino embaixo do que eu

Like

Ufa! Já tenho reserva em Belgrano pra maratona. Menos mal.

Like
Replying to

Somos 2...rsrs. A 1,5km da largada, dá até arritmia uma notícia dessa.

Like
bottom of page